POLUIÇÃO DO RIO BURITICUPU
O desenvolvimento das atividades econômicas tem comprometido a qualidade das águas do planeta. Os processos de industrialização fazem aumentar a produção de esgotos domiciliares, lixos e diversos tipos de resíduos são lançados em rios e mares.
Um caso exemplarmente ocorre em Buriticupu ,por onde passa o rio Buriticupu com sua nascente em Amarante-MA e sua foz no rio Pindaré, o mesmo apresenta características de grande poluição pois é utilizada de forma indevida pelos os que o utilizam , em suas margens há bares, onde todo o lixo e dejetos são depositados diretamente em seu leito.Outros utilizam suas águas para lavagem de carros motos e caminhões deixando produtos químicos, detergente e óleos combustível contaminando ainda mais suas águas.Há também os que extraem areia do seu leito para comercialização, retirando todo sedimento e a matéria orgânica da orgânica da vegetação das margens e do fundo do rio .
Este rio pertence a bacia do rio Pindaré favorecendo principalmente a população ribeirinha,que utiliza suas águas para abastecimento de suas residências,lavagens de roupas,louças e principalmente para lazer.Contudo, não existe ainda nenhuma ação ambiental de recuperação ou de prevenção para combater a poluição do mesmo.
Autora: Elisangela Pereira da Rocha
Olá Elisangela Pereira, meus sinceros parabéns por sua iniciativa, em ter publicado de forma tão coerente essa matéria sobre o Rio Buriticupu, que de fato sofre há muito tempo uma degradação desenfreada.
ResponderExcluirPor outro lado, quero lhe dar uma boa notícia. O Instituto Federal do Maranhão IFMA, está implementando ações para a revitalização do citado rio. Já discutimos intensamente sobre o assunto e a partir do dia 08 de junho (proximo mês), estaremos viajando com vários especialistas do Instituto, rumo a cidade de Amarante do Maranhão onde estão as cabeceiras desse rio. Grande Abraço.
Isaias Neres Aguiar
historiador e aluno de licenciatura em Biologia do IFMA.
Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluir